Tribo Muirapinima Lança Tema para o Festival Folclórico das Tribos de Juruti-PA 2022
Quando o invasor chegou na nossa morada Yby, nós já estávamos aqui, os espíritos dos nossos deuses já habitavam este chão. A liberdade, a vivência harmônica com a natureza, deu palco a exploração e a destruição.
Nossas terras foram invadidas, nossos direitos e corpos violados, nossos deuses demonizados, nossos rituais e celebrações abominados. Línguas foram perdidas, costumes desapareceram. Um dos mais tristes episódios de etnocídio da humanidade. Mas o nosso povo é forte e sempre lutou. Lutou pela vida, fugiram e lideraram guerras contra o massacre e a opressão, lutaram por suas terras, mas principalmente, lutaram pela sua liberdade. E não podemos falar de liberdade sem reconhecermos e reverenciarmos a luta indígena.
E é com esse espírito ancestral que estamos aqui, firmes na luta pela demarcação dos nossos territórios, pelo direito de cultuarmos nossos deuses, pelo direito de praticarmos nossos costumes, para preservarmos nossas línguas e riquezas. Assegurando esses direitos, podemos celebrar a nossa liberdade.
Quando dançamos, batemos forte os nossos pés no chão, invocando que as almas de todos os guerreiros e guerreiras que lutaram pela liberdade possam despertar e nos transmitir suas forças. Vibrando os nossos maracás, pedindo sabedoria aos nossos antepassados, a Tribo Muirapinima, protagonista do Festival das Tribos Indígenas de Juruti, apresenta e levanta a bandeira da resistência, da luta pela vida e pelos direitos dos povos originários do Brasil e conclama os povos da pele vermelha, manchados com o próprio sangue ou pintados de urucum, para juntos bradarmos por: LIBERDADE
![]() |
| Foto: Divulgação/Internet |



Nenhum comentário :
Postar um comentário